Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
CONHEÇA O AMAPÁ
Cutias do Araguari

A distância de 163 km separa o município de Cutias do Araguari da capital do Amapá. A população da região é estimada em 5.407 habitantes, concentrados na sede do Município, cuja área total é de 2.127 km². Cutias faz limite ao norte com os municípios de Pracuúba e Amapá, ao sul e a leste com o município de Macapá e a oeste com Ferreira Gomes. O acesso é por via terrestre e marítima.

A agricultura municipal está voltada, principalmente, para a produção de milho e mandioca, em especial esta última cultura agrícola, que apresenta muita tradição quanto à produção de “farinha do Pacuí”. Outros produtos alimentares e as frutas tradicionais do Estado (banana, laranja) e pimenta-do-reino, podem ser vistas no município, mas não são produzidas visando demandas de mercado. Embora os produtos contem com os serviços assistenciais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o nível de produção assenta-se em níveis ainda muito baixos – ante aqueles exigidos pela agricultura moderna e competitiva.

Na economia, destacam-se a agricultura e a pecuária, além do extrativismo. Essas atividades são desenvolvidas aproveitando os campos naturais e/ou através de pastagens plantadas. Constitui-se na principal atividade econômica do município, representada pela criação de búfalos. O extrativismo animal consiste na pesca artesanal, notadamente a do pirarucu. O extrativismo mineral está associado à exploração dos não metálicos (areia) para a produção de materiais para construção civil. O comércio consiste em pequenos estabelecimentos de vendas a varejo, em especial, de gêneros alimentícios. Esse comércio movimenta-se muito em função da renda do funcionalismo municipal, seguida pelos empregadores das atividades agropecuárias.

Turismo – Na região, o fenômeno da pororoca deu a Cutias fama internacional, pela grande procura de surfistas de todo o mundo. Com o fim do fenômeno devido à atividade de criação de búfalos e implantação de hidrelétricas no rio Araguari, agora a comunidade e a prefeitura local tentam desenvolver o turismo de aventura na região.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá