Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
CONHEÇA O AMAPÁ
Itaubal do Piririm

Criado pela Lei Nº 5, de 1º de maio de 1992, Itaubal do Piririm está localizado a 112 quilômetros da capital. Situado na região leste do Estado, Itaubal tem uma população estimada em 4.949 habitantes. A área é de 1.569 km². Faz limite ao norte e oeste com Macapá, ao sul e a leste com o rio Amazonas. O acesso terrestre é por uma estrada já totalmente asfaltada.

Itaubal é conhecido pelas diversas comunidades: Aracu, Bom Sucesso, Cacau, Carmo do Macacoari, Cobra Capim, Comunidade dos Porcos, Cristo Libertador, Curicaca, Foz do Macacoari, Igarapé Cobra, Igarapé Fundo, entre outras. 

Economicamente, Itaubal caracteriza-se pela extração de matérias-primas existentes no município, como madeira, pesca, palmito, além da pecuária. As principais fontes de economia são a agricultura e a pecuária, sendo que a agricultura é de subsistência, com culturas diversificadas. A pecuária se baseia em rebanhos bubalinos, bovinos, equinos e ovinos. O extrativismo vegetal está voltado para a extração de madeira, sendo as principais espécies: andiroba, paumulato, cedro e virola. Grande parte dessa madeira é comercializada em toras, sendo residual o beneficiamento nas serrarias localizadas na região. A pesca artesanal tem papel fundamental para alimentar a população no município. 

A atividade comercial resume-se na existência de um reduzido número de estabelecimentos varejistas (mercearias e baiucas) que comercializam, sobretudo, gêneros alimentícios.

Turismo - Na segunda quinzena de novembro ocorrem os festejos de São Benedito que, além de mobilizar a comunidade inteira, ainda contam com visitantes de Macapá, que participam dos festejos e também louvam o santo. A paisagem exuberante de Itaubal é outro atrativo aos turistas. Pássaros de várias espécies e animais silvestres deixam o local ainda mais belo.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá