Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 14 de janeiro de 2022 - 10:21h
Projeto Sanar: Sesa cria estratégia para aumentar atendimentos de cirurgias eletivas
Projeto tem como objetivo reduzir a demanda represada de procedimentos cirúrgicos devido a pandemia da Covid-19.
Por: Weverton Façanha
Foto: José Baia
Equipe de profissionais com médico cirurgião, enfermeiro, técnico e anestesista, já realizaram mais de 30 procedimentos cirúrgicos somente no mês de dezembro no Hcal.

O Governo do Amapá está apresentando um novo fluxograma para as cirurgias eletivas, através do Projeto Sanar, iniciado no mês de dezembro de 2021. O projeto tem como objetivo reduzir a demanda represada de procedimentos cirúrgicos, no caso, aquelas programados e não considerados de urgência. Devido a pandemia da Covid-19, mais de 2 mil pacientes estão na fila de espera para realização dessas cirurgias.

 A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com os atendimentos ocorrendo no Hospital de Clinicas Alberto Lima (Hcal). Com a idealização do projeto agora existe uma equipe com médicos cirurgiões, técnicos, enfermeiros e anestesistas, direcionados especificamente para atuar nas ações do programa.

Trabalhamos durante bastante tempo para implantar o projeto e agora com apoio da gestão estadual conseguimos direcionar leitos e uma equipe para atuar nestas ações de cirurgias eletivas. Com empenho pretendemos triplicar o número de atendimentos mensais, pois, podemos atuar em horários diferentes e também aos sábados, domingos e feriados”, informou o médico e responsável técnico do Projeto Sanar, Tannus Khayat.

No primeiro levantamento realizado pela Sesa, em apenas 14 dias de dezembro, o projeto realizou 31 cirurgias eletivas, esses dados superam todos os demais meses de 2021.

Dentro da programação do projeto os atendimentos priorizam os pacientes que estão há mais tempo na fila e já apresentam o pré-operatório completo. O contato com o paciente é feito, através da Secretaria de Centro Cirúrgico do Hcal.

As metas para 2022 em relação as cirurgias eletivas no Hcal, são diminuir ao máximo o número de pacientes que necessitam dos procedimentos, que 90% são operações de vesícula e hérnia.

Cirurgia eletiva

Uma cirurgia eletiva é simplesmente aquela cirurgia que é planejada com antecedência, sem urgência na maioria dos casos e, portanto, os pacientes podem ser preparados para a cirurgia apropriadamente.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá