segunda, 03 de janeiro de 2022 - 21:22h
Covid-19: Governo do Amapá prorroga medidas protetivas por mais 14 dias
Novo decreto é baseado no Parecer Epidemiológico do Coesp que aponta aumento de casos e internações no estado.
Foto: Márcio Pinheiro
Medidas seguem em vigor até 17 de janeiro.

Nesta segunda-feira, 3, o Governo do Amapá publica o Decreto Nº 0004, que prorroga as últimas medidas de proteção à vida, diante do aumento de casos e de internações decorrentes da covid-19. A prorrogação vale até 17 de janeiro.

LEIA O DECRETO AQUI

CONFIRA O ANEXO AQUI

O documento atende às recomendações do Parecer Epidemiológico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) que foi apresentado, via videoconferência, para representantes das prefeituras dos 16 municípios. Segundo o Parecer, houve crescimento de 123,8% nos casos de covid-19 e de 218% no número de internações relacionadas à doença nas últimas 8 semanas, o que acende o alerta nos órgãos estaduais e municipais de vigilância e assistência em saúde.

CONFIRA O PARECER EPIDEMIOLÓGICO AQUI

Com rigorosos protocolos sanitários e limitação de horários e quantidade de público, o decreto permite a realização de eventos sociais e corporativos, competições esportivas, shows, atividades turísticas, entre outros, além do funcionamento de serviços públicos, boates, bares e comércio.

Mais vacinação

Um levantamento do Coesp aponta que, só no mês de dezembro de 2021, foram 2.287 casos de covid-19 registrados no Amapá, além disso, 80% dos pacientes hospitalizados não foram vacinados com nenhuma dose do imunizante.

O Governo do Amapá segue com a intensificação das estratégias de reforço da vacinação em todos os municípios para aumentar a cobertura vacinal e, assim, garantir maior segurança sanitária.

O relatório do comitê cientifico também apontou dados sobres os casos de síndromes gripais que subiram para 598% com mais de 14 mil casos registrados, só em Macapá. Dos casos registrados no interior do estado, Calçoene possui o maior índice com 1.862 registros, na variação dos meses de novembro e dezembro. O que acende o alerta nos órgãos estadual e municipais de vigilância e assistência em saúde.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, alerta a importância de se manter as medidas individuais de proteção para conter as síndromes gripais, como uso de máscara e distanciamento social e reforça a necessidade da vacinação em dia.

“Estamos lutando não apenas contra a covid. Agora, temos a crescente das síndromes gripais. É fundamental reforçar o atendimento primário e as medidas de proteção individual”, alertou Juan.