Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 03 de julho de 2021 - 13:27h
Governo do Estado apoia Prefeitura de Santana na realização do projeto Saúde Itinerante
A ação ocorreu na Ilha de Santana com orientações, vacinas e monitoramento de casos de covid-19.
Por: .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Nathanael Zahlouth
Moradores da Ilha de Santana participaram da ação de saúde

Ação em saúde ocorreu na manhã deste sábado, 3, na ilha de Santana. O evento foi realizado pela prefeitura de Santana e contou com o apoio do Governo do Estado.

A ação, chamada de Saúde Itinerante, ocorreu na Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva e na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Orivaldo dos Santos, além de praças e abordagens de casa em casa.

Equipes clínicas da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria Municipal de Santana realizaram o monitoramento de casos suspeitos de Covid-19 através do teste antígeno RT-PCR.

A Vigilância Ambiental ofertou a vacina antirrábica e os testes rápidos da malária, além a promover a distribuição de mosqueteiros impregnados de inseticida.

Também ouve vacinação com os  imunizantes tríplice viral, meningo ACWY. Ainda foram feitas buscas ativas por moradores de casa em casa da comunidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) apresentou o projeto intitulado Samuzinho, com palestra educacional sobre como agir em casos de engasgos de crianças.

"Essas ações de saúde são marcas do agente público que se preocupa com a sua população em tempos de pandemia, quando todos estão assustados. É compromisso do poder público promover maior interação da população com os serviços de saúde", enfatizou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, enfatizou a importância do evento e o apoio recebido na ação.

"Conscientizar as pessoas sobre a saúde preventiva através de orientações e vacinas, é realmente o melhor a ser feito nessas comunidades. Agradecemos ao Governo do Estado e a SVS por esse apoio dado nesta ação", comentou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International